fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Graduação a distância permite que profissionais conciliem estudos e trabalho

Notícias EAD

Saiba como adultos vêm dando um drible na falta de tempo na luta pelo diploma.

Com mais de uma década de experiência na área comercial, Renata Formiga, de 38 anos, sentia falta de um diploma em seu currículo. Ela chegou a iniciar os cursos de Direito e Administração, mas o cansaço e a falta de tempo a fizeram adiar o sonho. Há três anos, Renata decidiu voltar às salas de aula, não numa faculdade, mas no ambiente virtual. Com disciplina e persistência, formou-se neste mês e já conseguiu um emprego na área.

— Eu posso dizer que o ensino a distância revolucionou a minha vida — agradece a recém-formada. — Hoje sou supervisora de novos negócios numa administradora de condomínios. Eu tinha a bagagem na área comercial, mas o fato de eu ter uma graduação foi determinante.

Assim como Renata, milhares de outros brasileiros encontraram no ensino a distância uma forma de conquistar o diploma universitário. De acordo com o Censo da Educação Superior, existiam em 2016 (último dado disponível) 1.494.418 matrículas em 1.662 cursos de graduação a distância, contra apenas 207.206 estudantes em 349 cursos uma década antes.

O diploma tem a mesma validade, o material didático é produzido pelos mesmos professores, mas a educação a distância ainda precisa superar a desconfiança de parte do público. Contudo, essa barreira está sendo vencida de forma acelerada, afirma Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, pró-reitor de Graduação na Universidade Veiga de Almeida.

— A barreira entre o presencial e o on-line tende a cair. Os alunos de disciplinas presenciais, hoje, também criam grupos no WhatsApp ou no Facebook, algo que já é dado na educação a distância. O mundo caminha para isso — diz o pró-reitor.

A massificação dos smartphones deu ao ensino a distância uma enorme vantagem competitiva em relação aos cursos presenciais. Antes, os cursos a distância não exigiam presença nas salas de aula, mas requeriam um computador conectado à internet. Agora, os alunos podem estudar em qualquer lugar, a qualquer hora com o celular.

— O aluno com pouco tempo para o estudo não tinha como cursar uma faculdade ou levaria muito tempo. Agora, ele pode aproveitar o trajeto entre a casa e o trabalho para estudar — aponta Fernanda Guimarães, coordenadora de atendimento em EAD da UniCarioca.

O preço é outro atrativo. Com menos custos e mais alunos, as graduações a distância, em geral, são mais baratas que as presenciais e os estudantes economizam em transporte e alimentação.

Existem diferentes modelos de curso, sendo que uns exigem mais e outros menos a presença do estudante. De acordo com a regulamentação do Ministério da Educação, são considerados a distância cursos que tenham até 30% da carga horária presencial. Na outra ponta, são considerados presenciais cursos com até 20% da carga horária a distância. No ensino a distância, as aulas costumam ser virtuais, mas as avaliações, presenciais. Os estudantes também têm acesso à biblioteca e outras atividades oferecidas aos alunos dos cursos presenciais.

Os cursos oferecem conteúdo em vídeo, áudio e textos, além de exercícios e outras tarefas que são acompanhados por professores monitores. Em algumas instituições são oferecidas aulas ao vivo. Em fóruns, alunos e professores conversam e trocam experiências. Um cronograma é oferecido para evitar o acúmulo de material. Normalmente, o andamento dos estudos é acompanhado pelos professores, que entram em contato com os alunos que passam muito tempo sem 

RAIO-X

Quem faz: As graduações a distância são voltadas, principalmente, para jovens adultos que já estão no mercado de trabalho e não têm tempo de frequentar uma universidade no modo presencial.

Como escolher: A primeira sugestão é seguir a mesma lógica dos cursos presenciais: avaliar o peso do diploma no mercado de trabalho e se o custo das mensalidades cabe no seu bolso. Para avaliar a qualidade do ensino, o Ministério da Educação mantém um banco de dados sobre as faculdades credenciadas que pode ser acessado pela internet (emec.mec.gov.br).

Vantagens: A flexibilidade é a maior vantagem da graduação feita a distância, mas ela requer disciplina e determinação dos estudantes

Fonte: O Globo