fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

5 cursos técnicos da área da tecnologia que mais empregam

Notícias EAD

Se você pensa em ingressar em um curso técnico, mas ainda não decidiu qual área escolher, saiba que cursos ligados à tecnologia possuem previsão de crescimento até 2023, segundo o levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Se você pensa em ingressar em um curso técnico, mas ainda não decidiu qual área escolher, saiba que cursos ligados à tecnologia possuem previsão de crescimento até 2023, segundo o levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

De acordo com a pesquisa, profissões ligadas à tecnologia são as que mais atenderão a demanda de 10,5 milhões de novas vagas até 2023. A formação necessária para tais profissões podem ser facilmente encontradas como cursos de nível técnico.

O relatório foi realizado por meio do Mapa do Trabalho Industrial, formulado pelo SENAI, listando cursos técnicos com maior previsão de empregabilidade até 2023. Se você deseja conhecer alguns deles, veja, a seguir, 5 cursos técnicos da área da tecnologia que mais empregam!

 

O que é um curso técnico?
Antes de abordarmos quais são os cursos técnicos de tecnologia com maior previsão de geração de empregos, vale a pena lembrar o que é um curso técnico.

O curso técnico visa capacitar o estudante para o mercado de trabalho de forma rápida e prática, por conta disso, possui duração menor se comparado a cursos de nível superior, como tecnólogo e bacharelado.

As aulas são em sua maioria práticas, dando ao estudante a possibilidade de que suas habilidades para função sejam desenvolvidas com maior facilidade.

Confira os 5 cursos técnicos da área da tecnologia que mais empregam!

Logística
Uma boa opção para você que deseja ser empregado, após o termino do curso, com facilidade, é o curso técnico de Logística. Segundo dados levantados pelo SENAI em sua pesquisa, a demanda é de 495.161 novas vagas de trabalho para área no período entre 2019 a 2023.

Como é o curso?
Durante o curso técnico de Logística, o estudante irá aprender as melhores soluções e alternativas para otimizar entregas e atividades, reduzindo custos, fretes e riscos.

Qual é a duração do curso?
A duração média do curso é de dois anos, podendo variar de acordo com a instituição. O curso de Logística também pode ser encontrado com bacharelado e tecnólogo, porém, nesses casos, em duração maior.

Quais são as áreas de atuação?
O profissional da área de logística poderá atuar em inúmeras funções. Entre elas se destacam a logística de transporte, prevenção de perdas e armazenagem.

Metalmecânica
O curso técnico de Metalmecânica, segundo o levantamento, está entre as profissões com maior demanda entre 2019 a 2023. A previsão é que, durante o período, 217.703 novas vagas de trabalho para área sejam ofertadas.

Como é o curso?
O curso de Metalmecânica, capacitará o estudante a preparar, a partir do metal, os mais variados produtos como máquinas, estruturas, entre outros.

Qual é a duração do curso?
O curso possui duração média de um ano, podendo variar de acordo com a instituição.

Quais são as áreas de atuação?
O profissional da área poderá atuar em empesas de manutenção e automação industrial, indústrias, controle de qualidade, assistência técnica, entre muitas outras opções.

Telecomunicações
O curso técnico de Telecomunicações também possui estimativa de alta segundo o levantamento do SENAI. A previsão é que, durante o período entre 2019 a 2023, 181.434 vagas sejam criadas para a função.

Como é o curso?
Durante o curso de Telecomunicações, o aluno irá desenvolver a capacidade de instalar e oferecer suporte para redes e equipamentos de telefonia, internet e televisão.

Qual é a duração do curso?
O curso possui duração média de dois anos, variando de acordo com a instituição de ensino.

Quais são as áreas de atuação?
O profissional da área poderá atuar em instalação e manutenção de redes de internet, telefone e televisão.

Eletroeletrônica
O curso técnico em Eletroeletrônica também se destaca no levantamento. A estimativa é de que 160.409 novas vagas de trabalho para área sejam ofertadas no período entre 2019 a 2023.

Como é o curso?
O curso em Eletroeletrônica capacitará o estudante a executar instalações e manutenções de equipamentos eletroeletrônicos.

Qual é a duração do curso?
O curso possui duração de até dois anos, podendo variar de acordo com a instituição de ensino.

Quais são as áreas de atuação?
O profissional na área pode atuar em instalação e prevenção de redes elétricas em edifícios e maquinários, testes e correções em redes elétricas, entre outras funções.

Informática
O curso técnico de Informática, segundo o levantamento do SENAI, possui demanda de 160.027 novas vagas de trabalho para área no período de 2019 a 2023.

Como é o curso?
Durante o curso técnico de Informática o estudante irá aprender as mais variadas técnicas de programação, manutenção, instalação, codificação e desenvolvimento de redes, computadores, sites, hardwares, entre outros.

Qual é a duração do curso?
A duração do curso técnico em Informática varia entre um a dois anos. Vale lembrar que o curso de informática também pode ser encontrado como bacharelado e tecnólogo, nesses casos em duração maior.

Quais são as áreas de atuação?
O profissional formado no curso técnico de Informática, poderá atuar como programador, analista de sistemas e projetos de Tecnologia da Informação (TI).

Fonte: Revista QB