Primeira edição brasileira que mostra a aplicação e utilização de instrumentos para um programa de capacitação em Competência Informacional, incluindo todos os instrumentos para a avaliação e seus indicadores, considerando aspectos de inclusão digital e impacto social.
Indicação de Leitura: Avaliando a inclusão digital pela escola
Quem dera toda política pública brasileira, antes de ser massificada ou vendida para nossas mazelas educacionais, passasse por uma avaliação tão rigorosa quanto esta, coordenada pela professora Lena Lavinas. Ao investigar como foi implantado em cinco municípios brasileiros o programa Um Computador por Aluno (UCA-Total), Lavinas e sua equipe revelam a dificuldade que um projeto encontra para se adaptar a diferentes realidades.
Indicação de Leitura: Codesign de Redes Digitais: Tecnologia e Educação a Serviço da Inclusão Social
O uso de computadores assume um papel cada vez mais relevante em nossas vidas, seja na forma como interagimos em sociedade, no acesso a serviços corriqueiros ou mesmo no exercício da cidadania. É importante observar que não há neutralidade nessa relação homem-computador – ao mesmo tempo em que sofremos o impacto da tecnologia, somos responsáveis pela forma que ela assume e, consequentemente, por seus efeitos.
Indicação de Leitura: Educação Digital: A Tecnologia a Favor da Inclusão
Como podemos utilizar as novas tecnologias para promover a inclusão? Nesta obra, profissionais brasileiros de diferentes áreas – Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, entre outras – que trabalham com tecnologias da informação e comunicação (TICs) discutem essa questão em uma perspectiva educacional.
Indicação de Leitura: Educação na era digital
Como aprendemos a viver, pensar, decidir e agir na atmosfera densa e mutante da era digital global? Que papel está ocupando a escola convencional neste processo? É possível ter uma escola verdadeiramente educativa, que ajude cada indivíduo a se construir de maneira autônoma, sábia e solidária?
Indicação de Leitura: Revista Pátio Ensino Médio, Profissional e Tecnológico 24 - O que é inovar em educação?
Tecnologias digitais, aprendizagem móvel e novos conhecimentos sobre a maneira como se aprende estão provocando uma mudança disruptiva nas formas de ensinar e aprender. Não se trata mais de apenas promover novas abordagens nas práticas pedagógicas, e sim de adotar novos paradigmas a fim de promover uma educação de qualidade e garantir oportunidades sustentáveis de aprendizagem para todos.