Tecnologias digitais, aprendizagem móvel e novos conhecimentos sobre a maneira como se aprende estão provocando uma mudança disruptiva nas formas de ensinar e aprender. Não se trata mais de apenas promover novas abordagens nas práticas pedagógicas, e sim de adotar novos paradigmas a fim de promover uma educação de qualidade e garantir oportunidades sustentáveis de aprendizagem para todos.
Cadernos de Literatura Brasileira disponíveis online
Os Cadernos de Literatura Brasileira começaram a ser produzidos pelo IMS em 1996, oferecendo volumes centrados em diversos autores fundamentais da nossa literatura, destacando a pluralidade de vozes e tradições da prosa e da poesia. Em 16 anos, 27 Cadernos foram impressos, apresentando ensaios, depoimentos, entrevistas, manuscritos inéditos e registros fotográficos acerca dos escritores. Disponibilizamos em formato digital uma seleção de cadernos para consulta e leitura, clique aqui.
Fonte: Blog do IMS
Publicado em: 03/10/2016
Indicação de Leitura: Games em Educação. Como os Nativos Digitais Aprendem
Você já pensou em ensinar história com um game como o Age of Empires? E geografia com Carmen San Diego? Aliás, você usa games na educação? Se você já chegou nessa fase, este livro é uma excelente oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Se não, o que está esperando para ler Games em educação? Aperte o start! Comece!
Indicação de Leitura: Gamificar. Como a Gamificação Motiva as Pessoas a Fazerem Coisas Extraordinárias
De modo geral, as organizações têm enfrentado uma crise de engajamento. Elas lutam para envolver todos os que têm interesse em torná-las bem-sucedidas– clientes, funcionários, pacientes, alunos, cidadãos e comunidades –, indivíduos cujo principal recurso é limitado e precioso: seu tempo. Não surpreende, portanto, que essas pessoas tenham desenvolvido escudos defletores que as protejam.
Indicação de Leitura: Sala de Aula Invertida. Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem
Dar a mesma aula quatro, seis e até oito vezes, em um só dia, para turmas diferentes. Que professor nunca passou por isso? Quem conseguiu manter, em todas as exposições, a mesma energia e entusiasmo? E a aula sempre alcançou os objetivos planejados? Em cada turma, alguns alunos certamente não entenderam uma parte da explicação e vários podem ter perdido algo do que foi dito.
Indicação de Leitura: Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais
As novas gerações já nasceram sob a era digital. Por isso, os estudantes e jovens profissionais de hoje tendem a ser mais rápidos, mais dinâmicos e conhecem a tecnologia com enorme propriedade. Para despertar o interesse dos ,nativos digitais, e aproveitar seu entusiasmo e capacidade de aprendizagem, o ensino deve se adaptar aos novos tempos e buscar utilizar os recursos tecnológicos disponíveis no processo de ensino-aprendizagem.