Na área de formação de professores, principalmente, a EaD é concebida como uma modalidade adequada à expansão e à consolidação da formação continuada, tendo em vista a necessidade de se garantir, permanentemente, o avanço nos estudos e nas pesquisas que contribuam para uma melhoria significativa da prática docente.
Indicação de Leitura: Educação a Distância - Gestão e Docência
Esta obra possui o seguinte sumário- Parte I- Educação mediada por tecnologias interativas- Mas o que a Universidade tem a ver com isso?; A experiência de ser polo em um curso de graduação a distância para surdos e ouvintes; Tecnologias educacionais na UNICAMP- Diretrizes e ações do Grupo Gestor; O processo educativo na modalidade EAD- Contornos, caminhos, dinâmicas e mediações;
Indicação de Leitura: Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância
Essa obra é uma produção coletiva e especializada, resultado da articulação de múltiplos núcleos de pesquisa, nacionais e estrangeiros, envolvidos com o campo de estudos e pesquisas sobre educação e tecnologias e educação a distância. Os verbetes aqui listados trazem termos e expressões recorrentes nessas áreas, fornecendo ao leitor subsídios básicos e abrangentes para o seu entendimento sobre o assunto.
Indicação de Leitura: Metodologias Ativas para a Educação Presencial Blended e a Distância
Blended learning (aprendizagem híbrida), sala de aula invertida (flipped classroom), peer instruction, método do caso, aprendizagem baseada em problemas e problematização, aprendizagem baseada em projetos, pesquisa, aprendizagem baseada em games e gamificação, dramatização e simulação, design thinking, colaboração, avaliação por pares, autoavaliação, portfólios...
Indicação de Leitura: Educação a Distância em Transição
Apresenta e discute as mais significativas mudanças que vêm sofrendo as práticas de educação a distância.
Indicação de Leitura: Metodologias Inov-Ativas na Educação Presencial, a Distância e Corporativa
A expressão “metodologias inov-ativas” foi cunhada pelas autoras para designar um guarda-chuva de conceitos e estratégias que abrangem abordagens inovadoras baseadas na gestão do tempo e na economia da atenção, no design instrucional centrado no ser humano e na capacidade computacional de análise e simulação.